Portal da Cidade Itu

CRISE NA SAÚDE

Dengue avança em Itu e cidade registra recorde de casos em 2024

Número de casos atinge 3.348 e autoridades intensificam medidas de contenção

Publicado em 14/03/2024 às 09:59
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Internet)

A cidade de Itu, enfrenta uma crescente preocupação de saúde pública com o aumento significativo de casos de dengue em 2024. Com um total alarmante de 3.348 casos registrados até o momento, autoridades locais estão em estado de alerta para conter a propagação da doença.

Além de implementar medidas de nebulização em áreas críticas da cidade, as equipes de saúde têm realizado visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Como parte dessas ações, foram vistoriados impressionantes 47.977 imóveis, revelando a presença de larvas em 811 deles.

Diante da gravidade da situação, as autoridades de saúde estão adotando medidas mais rigorosas, incluindo a aplicação de multas para proprietários de imóveis onde são encontrados focos do mosquito transmissor. 

Até o momento, oito multas já foram aplicadas como parte dos esforços para coibir o descuido que contribui para a proliferação do vetor.

O cenário atual é ainda mais alarmante ao se considerar que, em apenas alguns meses de 2024, Itu já ultrapassou o número total de casos registrados no ano de 2016, quando a cidade enfrentou uma epidemia com cerca de 3.300 infecções confirmadas. 

Essa escalada rápida e contínua dos casos ressalta a urgência de ações coordenadas e eficazes por parte das autoridades e da comunidade local para controlar a disseminação da dengue e proteger a saúde dos cidadãos.

Fonte:

Deixe seu comentário