Portal da Cidade Itu

SAÚDE

Itu inicia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes

Campanha abrange faixa etária de 10 a quase 15 anos; prefeitura estima imunizar com 2.715 doses disponíveis

Publicado em 03/05/2024 às 14:46
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Internet )

A partir da próxima segunda-feira (06/05), Itu dá início a uma importante campanha de vacinação contra a dengue voltada para crianças e adolescentes de 10 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A iniciativa, que ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, busca atender um grupo prioritário, identificado pelas autoridades de saúde como segundo mais vulnerável às formas graves da doença, ficando atrás apenas dos idosos.

Durante a semana, as UBS funcionarão das 7h às 18h. Excepcionalmente, as unidades do Jardim União (UBS 02) e Rancho Grande (UBS 05) terão horário estendido até às 19h. No sábado seguinte, dia 11/05, a vacinação prossegue nessas duas unidades das 8h às 14h. Para receber a dose, é necessário apresentar a Carteirinha de Vacinação e CPF ou o Cartão do SUS.

A estratégia de imunização prevê a administração de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão de focar neste grupo etário deve-se ao alto número de hospitalizações por dengue que ocorre após os idosos, segmento para o qual a vacina ainda não recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Crianças e adolescentes que já foram infectados pelo vírus da dengue podem receber a vacina para reduzir o risco de complicações em caso de uma nova infecção.

Contudo, aqueles que tiveram dengue recentemente devem aguardar seis meses antes de serem vacinados.

Caso alguém seja diagnosticado com dengue entre as duas doses, o esquema vacinal deve ser mantido, contanto que o diagnóstico ocorra pelo menos 30 dias após o início dos sintomas.

Para esta primeira fase, o Governo do Estado alocou 2.715 doses para Itu, distribuídas conforme critérios que incluem a priorização regional de saúde e a necessidade calculada com base na disponibilidade anunciada pelo fabricante da vacina.


Fonte:

Deixe seu comentário