Portal da Cidade Itu

PAPO DE ESPECIALISTA

Lentes do tempo: celebrando o dia do fotógrafo e resgatando memórias de Itu

Capturando o passado, moldando o presente: uma homenagem ao legado de Sétimo Catherine

Publicado em 09/01/2024 às 08:43
Atualizado em

Sétimo Catherine, o responsável por tirar fotos marcantes da cidade de Itu (Foto: Internet)

Hoje celebramos não apenas o presente, mas também os preciosos registros do passado que nos transportam para épocas memoráveis. Neste Dia do Fotógrafo, rendemos homenagens especiais ao lendário Sétimo Catherine, responsável por capturar com maestria as imagens marcantes da nossa amada cidade.

Desde os dias em que Sétimo Catherine percorria as ruas com sua câmera, a fotografia evoluiu para se tornar uma parte essencial da nossa sociedade. Mais do que simples imagens, as fotografias se tornaram guardiãs de lembranças, preservadoras de memórias e narradoras silenciosas da nossa História. Em um esforço conjunto para resgatar e preservar a rica tapeçaria do passado do nosso município, um grupo dedicado de entusiastas lançou a página no Facebook intitulada Itu e suas Histórias.

Esta comunidade virtual tem desempenhado um papel vital ao reunir fotografias, relatos e experiências compartilhadas por aqueles que viveram e testemunharam os eventos que moldaram a nossa cidade ao longo dos anos. Cada imagem, cada história, é uma peça valiosa do quebra-cabeça que compõe a identidade única de nossa comunidade.

Ao folhear álbuns virtuais repletos de fotos antigas, podemos não apenas recordar, mas reviver momentos que moldaram nossa cidade. Essa jornada visual nos conecta ao passado, proporcionando uma apreciação renovada pela trajetória que percorremos juntos.

Neste Dia do Fotógrafo, saudamos não apenas os profissionais que capturam a essência da vida cotidiana, mas também aqueles que trabalham incansavelmente para preservar o legado visual da nossa comunidade. Que continuemos a celebrar a importância da fotografia como uma poderosa ferramenta para conectar o passado, presente e futuro, unindo-nos na apreciação pela rica história de Itu e suas Histórias.
Texto em colaboração com o Marcelo Buchignani.

Fonte:

Deixe seu comentário