Portal da Cidade Itu

ATUAÇÃO CLANDESTINA

Dono da empresa de ônibus é preso em operação contra ligação com o PCC

Operação Fim da Linha revela complexo esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de transporte e facção criminosa

Publicado em 10/04/2024 às 12:38

Dono da Transwolff preso em operação contra ligação com PCC em lavagem de dinheiro. (Foto: G1)

O dono da empresa de ônibus Transwolff, Luiz Carlos Efigênio Pacheco, foi preso em um condomínio de luxo em Itu, durante a Operação Fim da Linha, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Polícia Militar e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 

A ação visa desarticular uma suposta ligação entre dirigentes das empresas de ônibus Transwolff e Upbus com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), através de um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e outros crimes.

Os promotores do Gaeco, após quase cinco anos de investigação, reuniram indícios de que as empresas eram usadas pela facção criminosa para lavar dinheiro do tráfico de drogas e outros delitos. 

Desde os anos 1990, há suspeitas de que o crime organizado estava infiltrado no transporte público de São Paulo, quando parte do sistema era operado por perueiros clandestinos. 

A transferência da operação das linhas para a iniciativa privada em 2003 não cessou as atividades ilícitas, pois, segundo o MP, os dirigentes das cooperativas montaram uma empresa, a Transwolff, pressionando e ameaçando cooperados, além de se apropriarem de parte de suas remunerações.

A Operação Fim da Linha resultou em quatro mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão contra dirigentes das empresas de ônibus Transwolff e Upbus, além do sequestro e bloqueio de bens que somam mais de R$ 600 milhões. 

A investigação revelou a participação de membros da cúpula da facção criminosa na direção da Upbus, com suspeitas de envolvimento em crimes graves como homicídios, tráfico de drogas, sequestros e roubo a bancos. 

A Receita Federal identificou diversos esquemas tributários utilizados para lavagem de dinheiro, incluindo distribuições de lucro desordenadas e sem lastro financeiro, compensações tributárias fraudulentas e compra e venda de bens de luxo em uma complexa rede de holdings e revendedoras de veículos.

A operação, que contou com a participação da Receita Federal, visa desmantelar duas organizações que lavam recursos ilícitos do PCC por meio de empresas de ônibus que atuam no transporte urbano de passageiros em São Paulo.

Fonte:

Deixe seu comentário