Portal da Cidade Itu

POLUIÇÃO

Espuma branca toma conta do Rio Tietê

Fenômeno recorrente no local é resultado da combinação de fatores como esgoto, corredeiras e baixa vazão do rio

Publicado em 01/07/2024 às 08:16

A espuma branca no Rio Tietê em Salto ofusca a beleza do parque. (Foto: Internet)

A beleza natural do Parque de Lavras, em Salto, cidade próxima de Itu, foi ofuscada neste domingo (30) pela presença de uma densa espuma branca que tomou conta do Rio Tietê. Imagens registradas por volta das 12h30 mostram o rio completamente coberto pela espuma, um cenário que se repete com frequência na região.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), embora não tenha sido acionada para a ocorrência deste domingo, explica que a espuma é resultado de uma combinação de fatores:

Corredeiras: A força da água nas corredeiras do Rio Tietê contribui para a formação de espuma, principalmente quando a vazão do rio é menor.

Baixa vazão: O período de outono e inverno, marcado pela redução das chuvas, diminui a vazão do rio, o que intensifica a formação da espuma.

Falta de tratamento de esgoto: A ausência de tratamento de esgoto em alguns municípios antes de Salto também contribui para o problema. A matéria orgânica presente no esgoto, ao entrar em contato com a água do rio, se decompõe e libera gases, formando a espuma.

A presença da espuma, além de afetar a estética do rio, levanta preocupações sobre a qualidade da água e os impactos para a fauna e flora local.

A falta de tratamento de esgoto é um problema crônico que afeta diversos rios do Brasil e precisa ser combatido para garantir a saúde dos ecossistemas aquáticos.

Vale lembrar que a espuma no Rio Tietê é um problema recorrente.

Fonte:

Deixe seu comentário