Portal da Cidade Itu

PAPO DE ESPECIALISTA

Antônio Carlos Barbosa: uma jornada brilhante rumo ao hall da fama da FIBA

A trajetória marcante do treinador brasileiro que deixou sua marca no basquete feminino internacional

Publicado em 12/12/2023 às 09:20
Atualizado em

Marcelo Buchignami com o Antônio Carlos Barbosa e hoje atual técnico do Ituano Basquete (Foto: Arquivo pessoal)

Nascido em Bauru, São Paulo, Antônio Carlos Barbosa, aos 77 anos, conquista um lugar de destaque no Hall da Fama da FIBA, a Federação Internacional de Basquete. Aclamado pela sua dedicação ao basquete feminino, Barbosa é uma referência incontestável, sendo o segundo treinador brasileiro a receber essa honraria.

A cerimônia oficial está marcada para o dia 30 de novembro, na Patrick Baumann House, na Suíça, onde o legado de Barbosa será eternizado entre os grandes nomes do basquete mundial. Sua contribuição notável para o esporte é evidenciada pelas mais de duas décadas como técnico da Seleção Brasileira.

Com três passagens à frente da equipe nacional (1976 a 1984, 1996 a 2007 e na Olimpíada Rio 2016), Barbosa soma 448 jogos internacionais, dos quais registrou impressionantes 330 vitórias. Seu ponto alto foi a conquista do bronze olímpico em Sydney 2000, somando-se a participações em mais duas edições dos Jogos Olímpicos.

Além do sucesso olímpico, o treinador acumula seis participações em Jogos Pan-Americanos, contribuindo para uma medalha de ouro, uma prata e dois bronzes. Seu impacto no cenário Sul-Americano também é marcante, com 10 títulos conquistados.

Antônio Carlos Barbosa não é apenas um técnico; é um ícone que moldou o basquete feminino brasileiro e deixou uma marca indelével na história internacional do esporte. Sua entrada no Hall da Fama da FIBA é mais do que uma honra pessoal; é um reconhecimento merecido de uma vida dedicada ao desenvolvimento e à excelência no basquete.

Texto em colaboração com o Marcelo Buchignani.

Fonte:

Deixe seu comentário