Portal da Cidade Itu

Biofilia

Design de Interiores Biofílico: uma nova tendência

Em tempos de pandemia: uma necessidade!

Publicado em 03/03/2022 às 15:13
Atualizado em

Designers Carla Cotri e Vinicius Alves abordam a tendência do momento (Foto: Arquivo pessoal)

O Design Biofílico é uma área relativamente nova mas, já existem diversos estudos que comprovam seus inúmeros benefícios. E em tempos de pandemia, a sociedade reconheceu que o bem-estar nos locais que se habitam é uma questão de saúde, é vital!

O termo BIOFILIA se refere à tendência humana de amar e se conectar com a natureza. Nos projetos de design de interiores trata da relação das pessoas com a natureza, mesmo estando em ambientes fechados.

Levando em consideração que o ser humano vive 90% do seu tempo em lugares internos fechados com luz artificial e que atualmente cerca de 72% dos brasileiros sofrem com estresse no ambiente de trabalho, transtornos de ansiedade e depressão; aplicar as técnicas de design biofílico na composição dos ambientes, contribuem para o bem-estar físico, mental e emocional.


Modelo de design de interior biofílico em ambiente de trabalho (Foto: Pinterest) 

E como aplicar o Design de Interiores Biofílico?

É preciso entender que temos vários locais onde é possível aplicar o design biofílico, por exemplo, em ambientes familiares, corporativos, educacionais e hospitalares. Entretanto, reconhecer as necessidades pontuais e normas de legislação de cada local é fundamental.

De forma mais ampla, podemos aplicar de forma direta através de elementos como: plantas, ventilação e iluminação natural, fontes de água, pedras, jardins e outros. De forma indireta com o uso de imagens e fotografias que remetam à natureza, padrões geométricos, revestimentos que imitam as pedras naturais e objetos de decoração com formas orgânicas.

Enfim, seja qual for o ambiente, o projeto de Design Biofílico é uma ferramenta que irá proporcionar aos indivíduos à satisfação inata de se associar à natureza e, desta forma humanizada suas rotinas serão impactadas positivamente.


Carla Cotri & Vinicius Alves

Designer de Interiores
Contatos: (11) 99874 0676 / (11) 97352 1474
E-mail: carlacotridecor@gmail.com / vinicius.alvees@outlook.com



Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (11) 96900-1988 ou fale conosco pelo WhatsApp (11) 95556-1962


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário