Portal da Cidade Itu

PAPO DE ESPECIALISTA

Homenagem aos 72 anos do Estádio Álvaro de Souza Lima na Vila Padre Bento

Uma reflexão sobre o legado e o reconhecimento do engenheiro-civil e ex-Ministro que emprestou seu nome ao histórico estádio de futebol

Publicado em 19/03/2024 às 08:38
Atualizado em

Estádio Álvaro de Souza Lima na Vila Padre Bento completa 72 anos (Foto: Internet)

No dia 08/06/2024 o antigo Estádio da Sorocabana localizado na Vila Padre Bento completará 72 anos de sua inauguração. 

O Estádio tem o nome de Álvaro de Souza Lima e provavelmente 99% da população desconhece quem foi o referido personagem. Infelizmente não é culpa do povo, mas das autoridades em geral, que não valorizam a memória dos grandes vultos da história brasileira. Esse descaso está em todos os níveis da nacionalidade. 

Para resgatar de certa forma estes valores, apresentamos um resumo do nosso homenageado. ÁLVARO PEREIRA DE SOUZA LIMA nasceu dia 22/05/1890 em Juiz de Fora, Minas Gerais. Ainda muito jovem matriculou-se e estudou no famoso Colégio São Luiz, em Itu. Mais adiante, na Escola Politécnica na Capital diplomou-se engenheiro-civil. Possuía brilhante inteligência. Especializou-se em Engenharia Mecânica e se destacou à frente de empreendimentos oficiais e privados, sobretudo na engenharia militar. Foi Ministro de Viação e Obras Públicas (31/01/1951 – 13/06/1953).

Na condição de Ministro visitou ITU no dia 08/06/1952. Era domingo e o ilustre visitante foi festivamente recebido na cidade quando inaugurou o Estádio de Futebol da Associação Atlética Sorocabana. A oficialização do seu nome ao Estádio significou gesto de justo reconhecimento. Doutor Álvaro de Souza Lima faleceu em SP, capital, no dia 05/05/1968, dezessete dias antes de completar 78 anos. 

A Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e outras instituições ferroviárias foram incorporadas pela FEPASA (Ferrovias Paulista S. A.). Conseguimos então junto ao governo Montoro (1983/86), a doação do Estádio, trecho ferroviário desativado e prédios circundando a Estação de Trem (Praça Gaspar Ricardo), para o Município ituano. 

A Avenida Galileu Bicudo existe graças à doação de sua extensa área para o Município. Gratuitamente!

Texto em colaboração com o Marcelo Buchignani.

Fonte:

Deixe seu comentário