Portal da Cidade Itu

PAPO DE ESPECIALISTA

Memórias da Volta Pedestre: corridas e histórias que marcaram época

Giba Rodrigues revela bastidores e curiosidades das primeiras edições

Publicado em 11/03/2024 às 10:35
Atualizado em

Equipe da Associação Atlética Ituana foi a primeira equipe formada de corrida de rua nos anos 30. (Foto: Internet)

A Volta Pedestre Cidade de Itu tem muitas histórias a serem contadas. Diversas pessoas que hoje ainda trabalham na organização, também participaram das primeiras edições.

Uma dessas pessoas é Gilberto Rodrigues, o Giba, que participa desde a primeira corrida. "Na 1ª Volta Pedestre Cidade de Itu, além de ajudar na organização, eu também corri", conta. Giba lembra que a corrida era realizada no domingo pela manhã e que, naquela época, a largada era onde hoje funciona a Casa do Barão (antiga Prefeitura).

A corrida desceu a Barão do Itaim e, já na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), ao invés dos atletas contornarem a praça, vários deles cortavam caminho pelo meio. A corrida seguia pela Rua Paula Souza até a Marginal. Naquela época, o trem ainda passava por dentro da cidade, sendo que, quando os atletas chegavam à estação, o trem estava parado lá, no meio da rua. "Como eu estava em primeiro e era da cidade, sabia que dava para pular o trem. Os que vieram logo atrás de mim fizeram a mesma coisa, mas alguns não viram e teve gente que chegou a passar até por dentro do córrego Guaraú", comenta Giba, aos risos.

A 2ª Volta Pedestre foi realizada em um sábado à noite, com largada e chegada na Praça da Independência (Largo do Carmo). "Nós emprestamos o Bar e Restaurante Amigão, onde hoje é uma loja de calçados, e lá era feita toda a apuração da corrida, tudo a mão. Nós fazíamos cartolinas com os números dos atletas para o controle da chegada", conta Giba. Todas as inscrições também eram feitas a mão por Giba e José Roberto Galvão, o Beto, que também organiza a Volta Pedestre até hoje. “Éramos dois loucos em fazer tudo isso praticamente sozinhos”, comenta Giba.

Já na década de 90, quando a Volta Pedestre contava com cerca de 800 participantes e era realizada no domingo pela manhã, um “atleta” quis trapacear, mas seu plano não deu certo. A corrida descia a Rua Floriano Peixoto, subia a Rua Sete de Setembro e a Barão do Itaim, onde estava a chegada. Quando os primeiros atletas chegavam à Rua Floriano Peixoto, uma pessoa que estava escondida no jardim dos Correios saiu correndo na frente de todo mundo. Um fiscal, que estava na mesma esquina, viu o “espertinho” saindo do esconderijo e foi avisar a organização, no local da chegada. Quando o falso ganhador estava perto do final, foi impedido de cruzar a linha de chegada e o verdadeiro primeiro colocado venceu a Volta Pedestre.

Giba também conta que, em uma das corridas, a organização não conseguiu impedir que o trânsito ficasse fechado. “As pessoas tiraram os cavaletes, isso em um sábado à noite, quando ainda não existia shopping na cidade e a diversão da população era passear no Centro da cidade”, relata Giba. “Os atletas, quando chegaram na Rua Floriano Peixoto, tiveram que correr pelo meio dos carros”, completa.

Texto em colaboração com o Marcelo Buchignani.

Fonte:

Deixe seu comentário