Portal da Cidade Itu

PAPO DE ESPECIALISTA

O descaso com a memória de Tebas: um lamento pela falta de preservação em Itu

Há mais de 3 anos, a estátua do mestre Tebas permanece abandonada, revelando um triste desrespeito à história e à população ituana

Publicado em 15/02/2024 às 08:25
Atualizado em

Estátua do mestre Tebas em Itu, abandonada há mais de 3 anos, reflete desrespeito à história e à comunidade local, clamando por restauração urgente. (Foto: Internet)

Há mais de 3 anos, a estátua do mestre Tebas, figura emblemática e histórica para a cidade de Itu, permanece abandonada, revelando um triste desrespeito à história e à comunidade ituana. Tebas, reconhecido por sua habilidade como escultor e pela contribuição à cultura local, merece um destino condizente com sua importância.

A falta de ação para restaurar e preservar esse monumento é uma afronta não apenas ao legado de Tebas, mas também à memória coletiva dos habitantes de Itu. Sua obra não só enriqueceu artisticamente a cidade, mas também serviu como um símbolo de identidade para os ituanos.

Ao deixar a estátua deteriorar-se ao longo dos anos, as autoridades municipais negligenciam não apenas um pedaço da história local, mas também um símbolo de orgulho para a comunidade. 


A inércia diante dessa situação é um desrespeito não apenas à figura de Tebas, mas também àqueles que o reverenciam como parte integrante da identidade cultural de Itu.

Além disso, a falta de intervenção para restaurar o monumento também levanta questionamentos sobre o comprometimento das autoridades locais com a preservação do patrimônio histórico da cidade. 

Itu possui uma rica herança cultural que merece ser protegida e valorizada, e a negligência em relação à estátua de Tebas representa um precedente preocupante para a preservação de outros locais e monumentos históricos na região.

Diante desse cenário, é essencial que a comunidade ituana exija uma ação imediata das autoridades responsáveis. Restaurar a estátua de Tebas não é apenas uma questão de honrar sua memória, mas também de preservar a identidade e a história de Itu para as gerações futuras. 

É hora de transformar o lamento pelo abandono dessa peça importante do patrimônio local em uma mobilização efetiva pela sua restauração e pela valorização do legado de Tebas e de todos aqueles que contribuíram para a história e cultura de Itu.

Texto em colaboração com o Marcelo Buchignani.

Fonte:

Deixe seu comentário