Portal da Cidade Itu

PAPO DE ESPECIALISTA

Simplício, o "Homi de Itu"

Veja o texto de Lázaro Piunti sobre a história do Simplício

Publicado em 15/02/2024 às 14:23

Lázaro Piunti (Foto: Arquivo pessoal)

HOJE, 14/02/2024m registramos 20 anos da ausência física do grande comediante ituano. FRANCISCO FLAVIANO DE ALMEIDA - SIMPLÍCIO – aqui nasceu dia 5/10/1916 e fez carreira no rádio e depois na televisão, sempre enaltecendo sua Terra. Ele colocou ITU no mapa do Brasil com as suas brincadeiras inocentes. O seu talento natural para o humor ganhou fama no Brasil inteiro. Graças a ele, a cidade se projetou inclusive internacionalmente. Simplício se destacou na TV brasileira no programa comandado por MANOEL DE NÓBREGA: “A Praça da Alegria”. Posteriormente, nos anos 90, voltou a figurar em quadros especiais no programa “A Praça é Nossa”, do SBT. SIMPLÍCIO foi um cidadão prestante e serviu a cidade com desvelo e amor.

Nos anos 1973/76, quando Lázaro Piunti era prefeito de 1º mandato, Simplício ajudou gratuitamente na administração presidindo o Conselho Municipal de Turismo. Na época ITU não tinha ainda secretariado e Simplício desempenhou a função honorificamente. Isto é, GANHAVA NADA para servir à gestão municipal. Só em 1984, 2º mandato de Piunti, quando foi criado o Secretariado Municipal com lei aprovada na Câmara de Vereadores, Simplício assumiu a Secretaria de Turismo e se tronou o 1º titular da Secretaria. Graças ao SIMPLÍCIO a cidade ganhou um Semáforo Gigante, instalado na Praça da Matriz.

Na oportunidade criou-se polêmica. A oposição alegava que a peça desfigurava a Praça. Diziam ainda que o objeto destoava das tradições históricas da cidade. Com a resistência, encontrou-se um jeito. A empresa doou o Semáforo para a pessoa física de Lázaro Piunti. Que, por decreto, o doou ao Município, antes de deixar o mandato dia 31/01/1977.

O Semáforo foi um presente à cidade graças à fama do SIMPLÍCIO. A população em geral e comerciantes unidos impediram que o “sinaleiro” (como se dizia na época), fosse retirado. Já o ORELHÃO tem história um pouco diferente, embora a inspirada na origem da fama da grandeza de Itu projetada pelo Simplício. O Ministro Higino Corsetti, das Comunicações, vindo a Itu a convite do prefeito Lázaro Piunti, incluiu o município na rede dos telefones automáticos, ensejando grande elemento de progresso industrial para a cidade.

E ofertou o Orelhão – igualmente colocado na Praça da Matriz, com resmungos da oposição, porém, com menos alarde. Era presente do Ministério das Comunicações.

ITU foi incluída na rede da Capital com o código telefônico 011 permitindo ligação direta isenta da tarifa de interurbano. Sorocaba, por exemplo, o código é 015 e Campinas, 019. ITU DEVE MUITO AO SIMPLÍCIO!  

Fonte:

Deixe seu comentário