Portal da Cidade Itu

PAPO DE ESPECIALISTA

Unidos pela história: amigos salvam patrimônio histórico da convenção Itu

A Jornada de André, Eduardo, Ronaldo, Josmar, Lourival, Luis, Rodolfo e Lisca para preservar o legado da cidade

Publicado em 20/02/2024 às 08:20
Atualizado em

Grupo de amigos resgata e restaura Convenção Itu, preservando patrimônio histórico. (Foto: Internet)

Na cidade de Itu, um grupo de amigos se uniu em uma missão épica: resgatar e preservar um patrimônio histórico ameaçado pelo tempo e pelo esquecimento. André Fernando Tabarassi Silveira, Eduardo Gatti, Ronaldo Leite de Camargo, Josmar Fernando Camargo, Lourival Camargo, Luis Eduardo Castro Lima, Rodolfo Scalet e Lisca Araujo, em uma demonstração de amizade e comprometimento com sua comunidade, embarcaram em uma jornada que os levou a reconectar-se com a história da cidade e a fazer a diferença.

O ponto central dessa história é a Convenção Itu, um local emblemático que viu a assinatura de importantes documentos e que carrega consigo séculos de memórias e tradições. 

No entanto, o passar dos anos e a falta de manutenção colocaram em risco esse valioso patrimônio, deixando-o à mercê do tempo e das intempéries.

Determinados a não permitir que a história de sua cidade desaparecesse diante de seus olhos, esses amigos decidiram agir. Com trabalho árduo e muita dedicação, eles mobilizaram a comunidade local, arrecadaram recursos e conseguiram apoio de autoridades e instituições.

As tarefas eram diversas e exigiam diferentes habilidades: desde a restauração física do prédio até a sensibilização da população sobre a importância de preservar sua história. Durante o período de reforma e resgate do colégio, os ex-alunos, desempenhamos um papel fundamental ao promover uma manifestação nas redes sociais para reativá-lo. A inspiração para essa iniciativa surgiu de Marcelo que é engajado e comprometido com a preservação da história e da memória da nossa instituição de ensino.

Após meses de trabalho árduo, o esforço conjunto desses amigos finalmente deu frutos. A Convenção Itu foi restaurada e devolvida à comunidade, mais bonita e imponente do que nunca.

Texto em colaboração com o Marcelo Buchignani.

Fonte:

Deixe seu comentário