Portal da Cidade Itu

NA REGIÃO

Homem de 44 anos é preso por tráfico de animais exóticos

Suspeito mantinha coleção de serpentes em casa e vendia espécies pela internet; operação policial resulta no resgate de 47 animais

Publicado em 02/04/2024 às 13:37

Uma das cobras resgatadas na operação (Foto: Internet)

Na tarde desta segunda-feira (1º), as autoridades policiais de Salto, cidade próxima de Itu, desmantelaram uma operação de tráfico de animais exóticos que chocou a região. 

Um homem de 44 anos foi detido sob suspeita de ser o principal traficante de serpentes na área, após uma investigação meticulosa da Polícia Civil.

O suspeito criava uma variedade de serpentes exóticas em sua residência, mantendo-as em cativeiros improvisados. 

O que é ainda mais alarmante é que ele promovia e comercializava esses animais pela internet, encontrando compradores ávidos por espécies raras.

O desenrolar dos eventos que culminaram na prisão do homem é ainda mais surpreendente. As autoridades interceptaram o suspeito no momento em que ele estava prestes a realizar uma entrega de uma cobra para um comprador. 

Durante a abordagem, um filhote de serpente foi encontrado no veículo do acusado, apenas a ponta do iceberg do que viria a ser descoberto em sua residência.

Ao vasculharem sua casa no bairro Jardim das Nações, as autoridades se depararam com uma verdadeira coleção de serpentes exóticas. 

Ao todo, 47 exemplares de diferentes espécies foram resgatados, incluindo a popular corn snake de origem norte-americana, a cobra de leite, a king snake e a píton ball.

A rápida ação conjunta das forças policiais de Itu e Salto resultou na prisão do suspeito, que foi apresentado à delegacia local. 

Apesar da gravidade das acusações, o homem foi liberado sob a condição de responder ao processo em liberdade, mediante o compromisso de comparecer a todos os atos legais.

Enquanto isso, os animais resgatados foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em São Roque (SP). Lá, eles receberão os cuidados necessários para sua recuperação e, eventualmente, serão reintegrados ao seu habitat natural.

Esse incidente destaca a importância de combater o tráfico ilegal de animais selvagens, que ameaça não apenas a biodiversidade, mas também coloca em risco a saúde e o bem-estar dos próprios animais. 

A vigilância contínua e ação enérgica das autoridades são essenciais para proteger essas preciosas espécies e garantir um futuro sustentável para fauna.

Fonte:

Deixe seu comentário