Portal da Cidade Itu

SAÚDE

Campanha Fique Sabendo oferece testagem rápida gratuita para a população

Iniciativa busca conscientizar e oferecer testes gratuitos em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Publicado em 06/12/2023 às 11:05
Atualizado em

Campanha Fique Sabendo, na Praça da Independência (Praça do Carmo) (Foto: Internet)

A campanha Fique Sabendo vai até esta sexta-feira , dia 8.  A  Ação é em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com o objetivo de intensificar a testagem rápida de HIV e Sífilis e a importância da detecção precoce dessas doenças e do início imediato do tratamento.

Como parte da ação inaugural, a equipe do AMI marca presença na Praça da Independência (Praça do Carmo), das 9h às 12h, realizando testes rápidos de HIV e Sífilis e oferecendo orientações sobre prevenção. O teste, que é rápido, sigiloso e dispensa jejum, desempenha um papel crucial para permitir o início imediato do tratamento, garantindo acompanhamento multidisciplinar gratuito no AMI.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que um milhão de pessoas vivam com HIV no Brasil, sendo 350 mil do sexo feminino e 650 mil do sexo masculino. A realização da testagem em larga escala durante a campanha Fique Sabendo busca reduzir essas estatísticas, promovendo a conscientização e a prevenção.

Embora a campanha esteja ocorrendo de maneira intensificada até o próximo dia 8 de dezembro, é importante destacar que o teste rápido de HIV e Sífilis é realizado durante todo o ano no AMI, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem a necessidade de agendamento. 

O AMI está localizado na Rua Aristides de Assumpção Menabó, 75, Loteamento Residencial Maria Fernanda. A testagem contínua é fundamental para a promoção da saúde e o enfrentamento dessas infecções sexualmente transmissíveis.

Fonte:

Deixe seu comentário