Portal da Cidade Itu

POBREZA MENSTRUAL

Desafios na distribuição de absorventes do Programa Farmácia Popular em Itu

Equipe de produção entra em contato com farmácias locais e recebe informações sobre atrasos na distribuição

Publicado em 02/02/2024 às 08:22
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Internet)

A equipe de produção da nossa redação entrou em contato com as Farmácias Populares em Itu, buscando informações sobre a distribuição gratuita de absorventes para a população em vulnerabilidade social. 

No entanto, as farmácias locais informaram que ainda não estão distribuindo o produto e não têm previsão para atender à demanda do governo.

Programa de proteção e promoção da saúde e dignidade menstrual: uma iniciativa nacional

O Governo Federal, por meio do Programa Farmácia Popular, lançou recentemente a oferta gratuita de absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social. Esta ação faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que visa combater as desigualdades relacionadas à pobreza menstrual. 

Com mais de 31 mil unidades credenciadas em todo o país, o programa foca em estudantes de baixa renda, pessoas em situação de rua, e indivíduos em extrema vulnerabilidade, incluindo aqueles no sistema prisional.

Passo a passo para retirada gratuita e desafios identificados

Para receber absorventes gratuitamente, é necessário cumprir alguns critérios, como ser residente do Brasil, ter entre 10 e 49 anos de idade, estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Estudantes de instituições públicas também podem retirar o item, desde que estejam cadastrados no CadÚnico e a renda familiar seja de até meio salário mínimo. No entanto, a nossa equipe identificou que em Itu, as farmácias ainda não estão distribuindo os absorventes, deixando a população desassistida.

Desafios enfrentados na distribuição local

A falta de informações sobre a chegada dos produtos preocupa a população em vulnerabilidade social em Itu. A matéria aborda os passos necessários para retirar os absorventes, mas destaca a dificuldade enfrentada pela comunidade local, que ainda não tem acesso aos benefícios anunciados pelo programa.

Pobreza menstrual: um problema social urgente

O termo "pobreza menstrual" refere-se à falta de acesso a itens básicos de higiene menstrual e serviços de saneamento básico. De acordo com dados da ONU, a ausência desses recursos impacta significativamente as meninas brasileiras, resultando em faltas escolares e privação de higiene no ambiente educacional. Além disso, o termo também se estende à falta de acesso a informações e conhecimento sobre higiene menstrual, agravando a situação.

Necessidade de soluções locais e transparência na distribuição

Diante dos desafios enfrentados em Itu, a necessidade de soluções locais e transparência na distribuição dos absorventes do Programa Farmácia Popular torna-se evidente.

A população aguarda ansiosamente para ter acesso a esse importante recurso, e é fundamental que as autoridades locais atuem para superar os obstáculos identificados.

Fonte:

Deixe seu comentário