Portal da Cidade Itu

PREOCUPAÇÃO NA SAÚDE

Falta de especialistas preocupa e ituanos pedem por melhorias na saúde

Avanços tecnológicos na saúde com telecardiologia oferecem melhorias, mas desafios essenciais persistem

Publicado em 27/11/2023 às 10:59
Atualizado em

UPA Nossa Senhora Aparecida, em Itu (Foto: Internet)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nossa Senhora Aparecida, em Itu, foi contemplada pelo projeto de telecardiologia do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A partir de agora, os exames de eletrocardiograma de urgência realizados na UPA terão laudo emitido em tempo real pelo Hospital do Coração (Hcor).

A telecardiologia, uma especialidade beneficiada pelas inovações tecnológicas na área da saúde, permite a troca de informações online de forma segura. O processo ocorre em um sistema dedicado de gerenciamento de informações e imagens. Um dos principais diferenciais da cardiologia via telemedicina é a emissão remota de laudos de exames, como o eletrocardiograma, enviados pela internet para uma central online e distribuídos para a equipe de especialistas.

Outro lado: população reclama da saúde na cidade

No entanto, mesmo com essa conquista tecnológica, a população de Itu expressa sua insatisfação com a situação geral da saúde na cidade. Moradores relatam a falta de cardiologistas e ortopedistas, gerando indignação. Quando recorrem à UPA, enfrentam a espera por uma vaga no cross para internação, sendo direcionados, muitas vezes, para a Santa Casa.

A insatisfação atinge seu ápice quando, após aguardar a vaga, os pacientes descobrem a ausência do profissional necessário no hospital designado. Isso gera a necessidade de aguardar uma nova vaga cross para o Regional de Sorocaba, criando um ciclo de espera e incertezas.

Os moradores destacam que, apesar da presença do Hospital Dia, algumas necessidades não são atendidas adequadamente. A falta de profissionais e estrutura necessária para diferentes especialidades é um ponto crítico, evidenciado pela frustração da comunidade.


Fonte:

Deixe seu comentário