Portal da Cidade Itu

ALERTA

Moradores de Itu enfrentam altos índices de foco de dengue

Aumento do Aedes aegypti exige ação urgente da comunidade para evitar avanço da dengue. Previna-se agora!

Publicado em 15/01/2024 às 08:56

Imagem ilustrativa (Foto: Internet)

Moradores dos bairros Padre Bento e Alberto Gomes, em Itu, estão enfrentando um aumento preocupante nos índices de foco de dengue. A situação exige a atenção da população e a adoção imediata de medidas preventivas para conter a proliferação do mosquito transmissor.

Dengue à vista: um problema crescente nos bairros locais

Os bairros Padre Bento e Alberto Gomes, conhecidos por sua tranquilidade, agora enfrentam um desafio sério: o aumento dos focos de dengue. O calor e as chuvas constantes proporcionam o ambiente ideal para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

A Secretaria de Saúde do município alerta para a urgência de ações coletivas para combater esse problema crescente. A comunidade precisa se mobilizar, adotando medidas preventivas e eliminando criadouros do mosquito em suas residências.

Dicas cruciais para prevenir a dengue: a responsabilidade é de todos

1. Elimine locais de acúmulo de água: O mosquito da dengue se reproduz em água parada. Certifique-se de eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como pneus velhos, vasos de plantas e garrafas vazias.

2. Limpeza de calhas e ralos: Mantenha as calhas e ralos limpos, evitando acúmulo de detritos e água parada.

3. Uso de repelentes e roupas adequadas: Em áreas com alta incidência de mosquitos, é essencial o uso de repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo.

4. Telas de proteção: Instale telas em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito em sua residência.

5. Mobilização comunitária: Promova a conscientização na comunidade sobre a importância da prevenção. Realize mutirões de limpeza e sensibilize os vizinhos sobre os riscos da dengue.

A colaboração de cada morador é fundamental para reverter a situação e proteger a saúde de todos. A dengue é uma ameaça real, mas, com ações preventivas efetivas, é possível combater sua propagação e garantir um ambiente saudável para todos. A prevenção começa em casa, mas o impacto positivo alcança toda a comunidade.

Fonte:

Deixe seu comentário