Portal da Cidade Itu

SOLIDARIEDADE

Torne-se um super herói e salve vidas na ação de doação de medula óssea

Faça parte da ação de doação de medula em Itu no dia 2 de dezembro

Publicado em 23/11/2023 às 10:19
Atualizado em

Campanha de medula óssea passada (Foto: Internet)

No próximo dia 2 de dezembro, a cidade de Itu terá a ação solidária que pode transformar vidas: a doação de medula óssea. O evento acontecerá na rua Dino Bornini, 107, no Parque das Indústrias, próximo à Icotema, das 9h às 13h.

A iniciativa tem como objetivo mostrar para a população a importância da doação de medula óssea, um gesto que pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas. A faixa etária permitida para participação é de 18 a 35 anos, oferecendo a oportunidade para jovens e adultos contribuírem para essa nobre causa.

Como participar

O processo de doação é simples e seguro. No dia do evento, os interessados irão contribuir com apenas 5 ml de sangue, e não é necessário estar em jejum. Após a coleta, os doadores serão cadastrados no banco nacional de possíveis doadores de medula, ampliando as chances de encontrar compatibilidade em casos de necessidade.

A compatibilidade para doação de medula óssea é relativamente baixa, ocorrendo em média de 1 a cada 100 mil pessoas. Portanto, a participação da comunidade ituana nesse evento pode ser crucial para salvar vidas.

É fundamental ressaltar que a doação de medula não apresenta riscos significativos para o doador. O procedimento é comparável a uma doação de sangue, e a generosidade de quem doa é a única esperança para quem enfrenta doenças graves que afetam o sistema hematopoético.

 Não perca a chance de ser o elo que liga vidas e faça parte desse movimento que pode salvar vidas em vida.

Fonte:

Deixe seu comentário