Portal da Cidade Itu

SAÚDE

Vida ativa em Itu: dicas para energizar seu metabolismo

Como acelerar o metabolismo e manter-se ativo mesmo na maturidade

Publicado em 21/01/2024 às 09:22
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Internet)

O metabolismo, esse intrincado processo que transforma o que comemos e bebemos em energia, desempenha um papel crucial em nossa saúde, especialmente à medida que envelhecemos. Para os habitantes de Itu, assim como para muitos outros, a desaceleração metabólica após os 50 anos pode ser uma realidade desafiadora. 

Desaceleração metabólica: um desafio para os ituanos

É comum observar uma diminuição no ritmo metabólico entre os idosos, tornando a perda de peso uma tarefa mais árdua. O metabolismo, que é responsável por converter alimentos em energia, continua ativo mesmo em repouso, sustentando funções vitais como a respiração, a circulação do sangue e a reparação celular. A taxa metabólica basal, a energia necessária para essas funções essenciais, desempenha um papel crucial na regulação do peso.

Ativando o metabolismo: hábitos saudáveis para incorporar na rotina

1. Exercícios aeróbicos e de resistência: Incluir atividades físicas regulares, como caminhadas, corridas leves e treinamento de resistência, pode aumentar significativamente a taxa metabólica.

2. Alimentação balanceada: Optar por uma dieta rica em proteínas, fibras, frutas e vegetais mantém o metabolismo ativo, auxiliando na queima de calorias.

3. Hidratação adequada: A água desempenha um papel crucial no processo metabólico, sendo fundamental para a digestão e absorção de nutrientes.

4. Sono de qualidade: O descanso adequado é vital para a regulação hormonal, influenciando positivamente o metabolismo. Estabelecer uma rotina de sono consistente é crucial.

5. Redução do Estresse: Práticas como meditação e ioga podem ajudar a controlar os níveis de estresse, evitando a liberação excessiva de cortisol, um hormônio que pode desacelerar o metabolismo.

Ao incorporar esses hábitos saudáveis na vida cotidiana, os cabreuvanos podem não apenas acelerar seu metabolismo, mas também experimentar uma melhoria geral na qualidade de vida. Lembre-se, nunca é tarde para adotar um estilo de vida mais saudável e ativo.

Fonte:

Deixe seu comentário