Portal da Cidade Itu

DESAFIOS

Endividamento em alta impacta as famílias ituanas

Resultados da Peic revelam desafios financeiros crescentes

Publicado em 08/04/2024 às 10:19

Imagem ilustrativa (Foto: Internet)

A mais recente edição da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), conduzida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), trouxe à tona preocupações significativas para os ituanos. 

Segundo os dados divulgados na quinta-feira, em março deste ano, 78,1% das famílias brasileiras estavam enfrentando dívidas em diversos formatos, abrangendo desde cartões de crédito até prestações de carros e casas.

Esses números revelam um aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior, destacando uma tendência preocupante de crescimento do endividamento. 

No entanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma leve queda de 0,2 ponto percentual, oferecendo um vislumbre de alívio em meio às dificuldades financeiras.

Para os residentes de Itu, esses dados representam desafios tangíveis, refletindo não apenas questões econômicas, mas também impactos sociais e emocionais. O crescente endividamento pode afetar diretamente a qualidade de vida das famílias, limitando suas capacidades de consumo, poupança e investimento no desenvolvimento pessoal e comunitário.

A análise desses dados locais pode fornecer insights valiosos para orientar políticas públicas e iniciativas comunitárias voltadas para o fortalecimento da estabilidade financeira e do bem-estar dos ituanos.

Fonte:

Deixe seu comentário