Portal da Cidade Itu

ACORDO

Projeto prevê taxa de lixo a R$ 15 para ituanos que têm consumo mínimo de água

Após meses de manifestações contrárias à taxa do lixo, agora Executivo vai mandar projeto de lei à Câmara para diminuir tarifa para parcela da população

Publicado em 06/06/2023 às 14:25
Atualizado em

A taxa do lixo gerou inúmeras manifestações entre ituanos (Foto: Reprodução)

Um projeto de lei de autoria do Executivo será debatido e deve ser aprovado pelos vereadores, possibilitando reduzir a taxa de lixo para uma parcela da população. Segundo informações enviadas pela Prefeitura, o projeto vai permitir que os consumidores de água que pagam tarifa mínima de 10 metros cúbicos passarão a pagar um valor fixo (de R$ 15) a título da taxa do lixo.

A proposta foi apresentada pelo prefeito Guilherme Gazzola na tarde desta segunda-feira (5) aos vereadores da base do governo. De acordo com o Executivo, a medida deverá beneficiar cerca de 28 mil residências.

A expectativa é que, a partir da aprovação do projeto, a redução da tarifa já passe a vigorar a partir de julho.

A Prefeitura informa, ainda, que “estuda outras medidas para a redução na taxa de lixo, que serão futuramente divulgadas, tendo como base o descarte adequado de lixo em ações de reciclagem.”

Desde que foi implantada e passou a ser cobrada, em fevereiro, a taxa do lixo gerou inúmeros protestos de toda a população da cidade - e até mesmo alguns adesivos passaram a circular pelos bairros, como forma de protesto contra a tarifa.

Da mesma maneira, o assunto foi tema de debate inúmeras vezes por parte dos vereadores.

Fonte:

Deixe seu comentário